domingo, 17 de maio de 2015

Finalmente conheço-te...


Vivi a minha primeira gravidez, dia a dia, intensamente. Apercebia-me de cada pequena transformação do organismo. Não sofri de náuseas ou vómitos, tive uma gravidez calma e vigiada até ao termo. Criei muito cedo laços com aquela vida que se desenvolvia dentro de mim, falava-lhe, acariciava a barriga, na esperança de que me sentisse, cantava-lhe… Por volta das 12 semanas tive a notícia de que ia ter um menino e emocionei-me pois era o meu desejo mais intimo.
O tempo passava, a minha barriga crescia e eu imaginava o pequeno ser que trazia dentro de mim. São momentos divinais os que nós, mulheres, temos o privilégio de viver. Cada ida à ginecologista era uma aventura indescritível. Vivia com ansiedade as horas que antecediam o momento em que poderia ver o meu bebé na ecografia já que apenas o sentia. E como gostava de senti-lo! Era muito ativo e dava fortes pontapés, de tal forma que durante algumas aulas era interrompida pelos meus alunos “Professora, a sua barriga anda aos trambolhões” ou “Professora, a sua barriga está torta!”. Eu sorria e aproveitava a deixa… “Pois, o bebé está a queixar-se do vosso barulho. Vamos acalmar um bocadinho?”.
Esse ano foi muito quente e eu sofri com o calor. Os meus tornozelos incharam e pareciam troncos de árvore, as minhas costas doíam. Uma das minhas amigas de sempre casava-se a 22 de julho e os preparativos foram deixados para o fim pois não sabia se poderia estar presente. Entretanto fui novamente à ginecologista que me fez um CTG e assegurou que ainda não tinha contrações. Na véspera do casamento da Rita disse-lhe que podia contar comigo.
A manhã desse dia estava muito bonita. Fui arranjar o cabelo e acabei por comprar o meu perfume preferido. Andava tranquilamente pelas ruas da cidade e apreciava o azul do céu, as temperaturas amenas e cada som que ouvia. Parecia extasiada com tudo o que me rodeava e deleitava-me com aqueles momentos em que podia cuidar de mim. Quando cheguei a casa apercebi-me que a sensação que tivera durante a manhã, de um corrimento que não era normal, era uma realidade. Aconselharam-me a ida ao hospital “Por via das dúvidas leva a mala no carro”. Os acontecimentos que se sucederam foram hilariantes.
Pelas 16 horas dei entrada nas urgências do hospital. Agora imaginem o estado em que o fiz… cabelo bem penteado, muito bem pintadinha, unhas arranjadas e deliciosamente cheirosa, o resto destoava… calças de fato de treino, t-shirt e chinelinhos de meter o dedo. O enfermeiro da triagem, após a recolha dos sintomas, olhou para mim com ar gozão e perguntou-me “A senhora sabe para onde vai?”. É óbvio que eu sabia. Esperava ir para um casamento e não para as urgências de um hospital! Enfim, auxiliares, enfermeiras e médicos questionavam-me sobre a aparência e todos se riam da minha resposta. Não os censuro pois eu também me ria silenciosamente de toda aquela situação.
Fui observada e a médica sentenciou-me “Hoje não vai a lado nenhum. Tem uma rutura de membranas e vai ficar em observação”. A minha mãe esteve sempre comigo mas ausentou-se para pedir ao genro a mala com a roupa. Na manhã seguinte provocaram o parto. 
No dia 23 de julho de 2006, com 37 semanas de gestação, nasceu o meu menino, saudável e muito dorminhoco. E eu estava muito feliz pois tinha-o finalmente nos meus braços.

Sem comentários:

Enviar um comentário